O “Crescer a Brincar” apresenta-se como uma estratégia relevante de Prevenção em Meio Escolar com a duração de 4 anos, promovendo as competências socioemocionais e o ajustamento psicológico nas crianças, enquadrando-se na área de Promoção e Educação para a Saúde e dando resposta a problemas como: a falta de regras e a outras questões ligadas à disciplina, como a falta de autocontrolo, o insucesso e a desmotivação escolar, a depressão infantil e o início do bullying.
Alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico (6-10 anos).
Professores do 1º ciclo do Ensino Básico.
Familiares e pessoas próximas responsáveis pela criança.
Aos professores e educadores é garantido um apoio adicional a nível das estratégias e eficácia, que infelizmente não se encontra disponível nas nossas escolas e que tanta falta faz.
No que se refere aos alunos, os beneficiários principais do projeto, é possível verificar mudanças comportamentais de diminuição de comportamento de risco e aumento das competências trabalhadas. Estas mudanças foram registadas pelos próprios alunos e pelos professores.
Quanto ao processo da participação das famílias nas escolas, é conseguido um maior envolvimento dos pais e da família, no dia-a-dia dos seus filhos, nas respostas às necessidades dos seus filhos, ajudando na criação de um maior investimento da família em cada uma destas crianças.