Notícias
Associação, non-profit,
19169
page-template,page-template-blog-large-image-whole-post,page-template-blog-large-image-whole-post-php,page,page-id-19169,theme-stockholm,stockholm-core-1.0.6,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.3,ajax_updown_fade,page_not_loaded,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive
Title Image

Notícias

Somos Pessoas Únicas e Importantes vence EDP Energia Solidaria 2023 em Espanha

O Projeto Somos Pessoas Únicas e Importantes foi escolhido na convocatória EDP Energia Solidaria 2023 da Fundação EDP em Espanha.

Este projeto vai apoiar pessoas vulneráveis e em risco de exclusão de 3 ilhas das Canárias no âmbito de uma intervenção mais completa que aposta no desenvolvimento de competências e da responsabilidade com o meio ambiente e consumo responsável da energia.

Saiba mais aqui…

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

A PREVENIR está na fase de diagnóstico do Social Leapfrog Program

A Prevenir é uma das 10 organizações que integram a fase de diagnóstico da 3ª edição do Social Leapfrog Program. Esta iniciativa faz parte da Social Equity Initiative e é organizada pelo Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center.

Este é um programa de reflexão e capacitação para organizações sociais híbridas (organizações com missão social clara que também geram receitas próprias por meio da venda de produtos e serviços); que visa promover um espaço de reflexão e transferência de conhecimento ao longo de três anos. Sendo o seu objetivo final, fazer com que essas organizações deem um salto em termos de impacto e sustentabilidade financeira.

Estamos muito entusiasmados com esta oportunidade. Obrigada à NOVA SBE, ao BPI e à Fundação La Caixa pela oportunidade que nos estão a oferecer.

 

Associação PREVENIR – A mudar comportamentos desde 2002!

O Crescer a Brincar é um dos Projetos das Academias Gulbenkian do Conhecimento

Desde 2020, o “Crescer a Brincar” é uma metodologia experimental das Academias Gulbenkian do Conhecimento (3ª edição).
Esta iniciativa “destina-se a apoiar projetos que pretendam promover as seguintes competências sociais e emocionais em crianças e jovens até aos 25 anos: adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, pensamento crítico, resiliência e/ou resolução de problemas”.
De entre os cerca de 300 projetos candidatos, o nosso programa para o 1º Ciclo do Ensino Básico, “Crescer a Brincar”, foi um dos 33 vencedores, o que permitiu alargar a nossa intervenção e dar visibilidade e reconhecimento à importância de promover competências sociais e emocionais no 1º Ciclo”.
Estamos muito felizes por vermos o nosso trabalho reconhecido. OBRIGADA à Fundação Calouste Gulbenkian. E um especial OBRIGADA a todos os Professores e Parceiros que desde 2002 acreditam em nós e nos têm apoiado diariamente.

Associação PREVENIR – A mudar comportamentos desde 2002!

O “Crescer a Brincar” é um dos projetos do FatorC

Desde abril de 2020, a PREVENIR está a desenvolver o “Crescer a Brincar” numa amostra de 18 professores e cerca de 400 crianças e suas famílias dos territórios de Alcabideche e São Domingos de Rana. Estamos em 15 escolas dos 6 agrupamentos de escolas destas freguesias.
Esta intervenção, enquadra-se no âmbito do FatorC, um programa que pretende apoiar a criação de projetos inovadores e/ ou experimentais na área social, em Alcabideche e São Domingos de Rana. Este financiamento surge através do Fundo Social Europeu (FSE) para projetos de base local que promovam a inclusão social e o combate à pobreza e à discriminação.
Com o desenvolvimento do “Crescer a Brincar” nestes territórios, a PREVENIR propõe-se promover a melhoria do sucesso escolar de alunos do 1º ciclo do Ensino Básico; proporcionar instrumentos e metodologias para os professores, e aumentar o nº de estratégias e qualidade das mesmas para trabalharem competências sociais e emocionais em contexto escolar; e, aumentar a cooperação entre a escola e a família e fomentar um maior envolvimento das famílias na promoção das competências socais e emocionais.
Esta intervenção, para além do desenvolvimento do “Crescer a Brincar” com as crianças em contexto de sala de aula, compreende ainda avaliações e acompanhamentos psicológicos para crianças sinalizadas pelos professores e workshops temáticos para as famílias das crianças envolvidas no projeto.
Estamos orgulhosos de mais este desafio!

Associação PREVENIR – A mudar comportamentos desde 2002!

Encontros Digitais, a nova aposta da PREVENIR

O “Encontros Digitais – Sessões online para seniores” é a nova aposta da PREVENIR.

Este projeto aposta na promoção da saúde mental, do bem-estar e da qualidade de vida dos seniores através de um conjunto de sessões lúdicas e de atividade física em videoconferência; permitindo ainda o combate à solidão e ao isolamento social em contexto pandémico.

Desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Academia da Saúde| Cascais, a primeira edição do “Encontros Digitais – Sessões online para seniores” decorreu entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021 e envolveu cerca de 20 idosos.

Em breve avançaremos para a 2ª edição deste novo desafio, saiba mais aqui.

Associação PREVENIR – A mudar comportamentos desde 2002!

Encontros Digitais – Sessões Online para Seniores

“Encontros Digitais – Sessões Online para Seniores” é a nova resposta da PREVENIR!

Em resposta ao isolamento social causado pela COVID-19 a que os seniores estão expostos, e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Academia da Saúde| Cascais, a PREVENIR desenvolveu o programa “Encontros Digitais – Sessões Online para Seniores”.

Este programa, procura ajudar os seniores a encararem a necessidade de confinamento de forma mais leve, mantendo-se ativos e comprometidos com o propósito de cuidar da sua saúde mental e física e combatendo o isolamento social. É nosso propósito fazer com que os seniores sintam que, embora tenham de se manter resguardados neste momento, podem manter-se ativos e envolvidos com atividades que os fazem sentir-se bem e úteis.

A decorrer desde outubro de 2020, aposta no desenvolvimento de 32 sessões online que visam a promoção da saúde mental e física dos seniores. Nesse sentido, estimula o envelhecimento “com qualidade” através de 16 sessões lúdicas que promovem a saúde mental dos seniores e estão relacionadas com as necessidades de manter um estilo de vida saudável, de desenvolver uma autoestima positiva, de conservar um compromisso ativo com a vida e de preservar um relacionamento interpessoal cuidado e 16 sessões de atividade física que promovem melhorias ao nível da saúde cardiovascular, da postura corporal (trabalhando os músculos, as articulações e os ossos) e da respiração.

Esta é uma importante resposta, adaptada à nova realidade em que esta população se encontra, que promove a saúde mental e física dos seniores sem que estes necessitem de sair de suas casas.

Saiba mais aqui https://mailchi.mp/93896b48d48a/serie-nino-e-nina-4804178

 

Associação PREVENIR – A mudar comportamentos desde 2002!