Prevenir | Notícias
Associação, non-profit,
19169
page-template,page-template-blog-large-image-whole-post,page-template-blog-large-image-whole-post-php,page,page-id-19169,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.4,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
 

Notícias

A Prevenir esteve de novo na SIC

Para comemorar os 25 anos da SIC, a Prevenir participou na digressão da SIC pelo país. Na passada sexta-feira estivemos em Beja.

José Figueiras conversou com a Inês Xufre P. Moirinha sobre o nosso programa “PRÓ-BEM” (Programa de Promoção do Bem-Estar na Terceira Idade) e o seu impacto no Concelho de Odemira onde foi implementado em 2013 no âmbito do Prémio SIC Esperança – Rock In Rio Escola Solar.

Obrigada à SIC e ao José Figueiras por nos terem recebido tão bem!

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

4

Encerramento do “Crescer a Brincar” e “EU PASSO…” em Cascais

No passado dia 05 de junho de 2017 decorreu a cerimónia de encerramento do ano letivo 2016/ 2017 dos programas da Associação Prevenir no concelho de Cascais.

No ano letivo que agora termina, a Prevenir desenvolveu em Cascais os programas “Crescer a Brincar” (1º CEB) e “EU PASSO…” (2º CEB) numa intervenção que abrangeu cerca de 750 crianças e jovens e 40 professores.

Esta intervenção resulta das parcerias que a Prevenir estabeleceu com a Câmara Municipal de Cascais (que é nossa parceira desde 2002 e financiou 28 turmas, num total de cerca de 600 alunos, de 1º e 2º CEB) e com as Juntas de Freguesia de Alcabideche (que financiou 2 turmas com cerca de 50 alunos, inseridas no programa “Crescer a Brincar”) e Cascais e Estoril (que atribuiu o financiamento para cerca de 100 alunos de 5 turmas inseridas no “Crescer a Brincar” e “EU PASSO…”). Outro parceiro muito importante nesta intervenção foi o Centro de Formação de Professores de Cascais, que permitiu a acreditação da ação de formação.

A cerimónia de encerramento do ano letivo 2016/ 2017 contou com a presença de todos os parceiros e com os beneficiários diretos destes programas, os professores e alguns dos alunos que neles participaram, sendo que as famílias também marcaram presença e todos puderam ver alguns dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo.

É um orgulho e uma responsabilidade acrescida para a Associação Prevenir poder partilhar convosco estes momentos que atestam o sucesso dos nossos programas.

Mais uma vez, obrigada a todos.

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

4

O Nino e a Nina foram fazer uma visita muito especial!

O Nino e a Nina têm andado muito ocupados e esta semana foram fazer uma visita muito especial.  Os amigos do Jardim de Infância  da Escola Básica Pedro Alvares Cabral, em Oeiras, puderam brincar com eles.

Foi uma manhã diferente em que todos se divertiram e as crianças tiveram a oportunidade de ver os amigos que já conheciam das histórias e das animações que as suas Educadoras lhes têm mostrado.

O Nino e a Nina ficaram emocionados com o entusiasmo com que foram recebidos. Obrigada!

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

5

Em Espanha o Nino e a Nina têm conhecido muitos amigos novos

O Nino e a Nina têm andado a conhecer as crianças espanholas. Já são muitos os jardins-de-infância que se juntam à Associação Prevenir na promoção das competências socioemocionais no pré-escolar no país vizinho e o trabalho aí efetuado tem vindo a ser reconhecido pela comunicação social.

Aqui fica uma das notícias publicadas, neste caso no eldiario.es, vejam… http://www.eldiario.es/lapalmaahora/municipios/villa_de_mazo/CEIP-Princesa-Promocion-Habilidades-Tempranas_0_646735982.html

É um orgulho ver os bons resultados que a nossa Delegação em Espanha tem vindo a alcançar.

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

6

As crianças de Lagoa aprendem com os personagens do Crescer a Brincar

Ao longo deste ano letivo o concelho de Lagoa (Algarve) voltou a apostar no desenvolvimento socioemocional das suas crianças, contando com o apoio da Associação Prevenir e dos nossos projetos desde o Pré-escolar até ao 2º Ciclo do Ensino Básico.

No 1º CEB, o Crescer a Brincar tem vindo a ser desenvolvido com entusiasmo. Com a ajuda dos personagens do programa, crianças e professores, têm- se divertido enquanto vão trabalhando a disciplina e o autocontrolo, a autoestima, as competências sociais e a identificação, diferenciação e expressão emocional.

Em todo o concelho todas as turmas  dos 1º, 2º e 3º anos participam no Crescer a Brincar, sendo ao todo 718 crianças  e 30 professores. No próximo ano letivo, contamos poder abranger todos os alunos do 1º CEB, o que será fundamental para dotarmos estas crianças de bases consistentes para que se tornem, mais tarde, adultos emocionalmente saudáveis.

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

5

Sentimentos – A nova animação do Nino e da Nina

A nova animação do Nino e da Nina já está pronta. Estamos muito entusiasmados, pois ficou espetacular!

Agora o Nino e a Nina vão perceber o que são os sentimentos e como são importantes na vida de cada um de nós. Como nos ajudam a compreender o que sentimos e como os outros se sentem. Ao mesmo tempo, o Nino e a Nina também vão percebendo como é constituído e como funciona o nosso corpo.

Esta animação vai ajudar muitas crianças como o Nino e a Nina que, no Pré-escolar, vão poder aprender estas e outras coisas importantes quando assistirem a mais uma história destes seus amigos.

A Associação Prevenir agradece, mais uma vez, a colaboração de alguns dos seus amigos: Dale Lee Chappell (responsável audio), Margarida Pinto Correia (vozes de narradora e educadora), Marta Costa da Cruz (voz de mãe do Nino), Carolina (voz de Nina), Daniel (voz de Nino) e Andrew (voz de irmão do Nino).

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

8