Prevenir | EU PASSO
Associação, non-profit,
21719
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21719,ajax_updown_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.4,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
 

EU PASSO

Porque quero ser feliz EU PASSO!
Como tudo começou
Eu Passo

O “EU PASSO…” é um programa de prevenção com a duração de 2 anos, que pretende intervir antes dos padrões de comportamento desadaptativos e de risco estarem instalados, na sua génese pretende responder a problemas como: o abandono escolar, a pressão dos pares, a depressão na adolescência, o bullying, a desresponsabilização e o início precoce da atividade sexual, o início dos consumos (tabaco e álcool).

Intervenção

Público-Alvo

Crianças e Jovens

Alunos que frequentam o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico (10-15 anos).

Professores

Professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.

Famílias

Familiares e pessoas próximas responsáveis pela criança e/ou adolescente.

Metodologia da Prevenir

roadmap_final

Avaliação

Impacto Social

Relativamente aos professores, o Programa não só atingiu como ultrapassou os impactos pretendidos, tendo contribuído ativamente para o conhecimento dos destes sobre as temáticas, mas acima de tudo para metodologias  e de como trabalhá-las com os seus alunos.

Nos alunos, os beneficiários principais do projeto, por via direta e indireta (via professores), foi possível aferir mudanças comportamentais de diminuição de comportamento de risco e aumento de comportamento responsável.

Quanto processo de envolvimento das famílias, os dados são menos favoráveis. A maioria das famílias conhecia o programa, mas não foi possível aferir o grau de dinamismo da sua participação.

Aumento da motivação e competências dos professores na temática por ano letivo0

Diminuição os comportamentos de risco nos alunos por ano letivo0

Aumento do nível de participação das famílias por ano letivo0

O que pode fazer

Formação

Professores, Educadores e Técnicos

Inscreva-se

Voluntariado

“Uma mão lava a outra, as duas lavam o rosto”

Inscreva-se