“Nino e Nina – Brincar e Ser Feliz!” Ano Letivo 2016/ 2017
Associação, non-profit,
22447
post-template-default,single,single-post,postid-22447,single-format-standard,theme-stockholm,stockholm-core-1.0.6,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.3,ajax_updown_fade,page_not_loaded,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

“Nino e Nina – Brincar e Ser Feliz!” Ano Letivo 2016/ 2017

Todos os dias, entra-nos pela nossa casa a dentro por via dos meios de comunicação, uma imensidão de informação sobre a multiplicidade de situações que colocam em risco as nossas crianças. As notícias dizem-nos que as crianças têm cada vez mais a sua saúde mental e física negligenciada e que estão a cada passo mais vulneráveis e expostas a comportamentos de risco. Neste sentido, é essencial apostar na Prevenção Primária e o “Nino e Nina: Programa de Competências” surge como uma resposta clara de promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos de risco desde a idade Pré-escolar.

A “brincar e ser feliz” o “Nino e Nina: Programa de Competências” vai dotando as crianças de ferramentas que lhes permitam conhecer-se e gostar de si próprias (autoconceito e autoestima), identificando e diferenciando o que sentem e procurando respeitar o seu próximo. Assim, o “Nino e Nina: Programa de Competências” é composto por dois materiais: o “PrÉ: Guia de Competências” – que se trata de um manual didático dedicado a todos os profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar, que aborda o desenvolvimento de competências sócio-emocionais de forma atrativa e lúdica; e o “Nino e Nina: Baralho dos Sentimentos” – que se traduz num jogo de cartas diferente e inovador anexo ao Guia e às suas sessões, nele são abordadas as emoções, pretendendo-se que as crianças aprendam a identificá-los entre si de forma lúdica.

Graças a este modelo de intervenção e aos resultados conseguidos, o “Nino e Nina: Programa de Competências” tem sido reconhecido nacional e internacionalmente: foi selecionado para fazer parte da base de dados da Associação Internacional de Cidades Educadoras, venceu os Prémios de Reconhecimento à Educação 2011/ 2012 na categoria Promoção da Saúde Pública em Meio Escolar, mereceu vários pareceres técnicos de figuras relevantes nesta área (Dr. Gregor Burkhart do OEDT e SICAD) a reconhecer a sua importância como programa de prevenção precoce.

Este ano letivo, o “Nino e Nina: Programa de Competências” continuará nos jardins-de-infância de Portugal e Espanha. No nosso país, a Associação Prevenir, em parceria com as entidades locais, estará a implementar o programa em 71 grupos de crianças de 25 jardins-de-infância de: Oeiras, Loures, Lagoa e Lisboa. Ao todo, trabalharemos com cerca de 1320 crianças e suas famílias.

Temos a certeza que este será mais um ano em que ajudamos as crianças a “brincar e serem felizes”.

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

No Comments

Post a Comment