“Crescer a Brincar – Aprender a Ser Feliz!” 2016/ 2017
Associação, non-profit,
22443
post-template-default,single,single-post,postid-22443,single-format-standard,stockholm-core-1.0.6,woocommerce-no-js,select-theme-ver-5.1.7,ajax_updown_fade,page_not_loaded,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

“Crescer a Brincar – Aprender a Ser Feliz!” 2016/ 2017

Numa altura em que, todos os dias, somos confrontados com notícias sobre situações graves de perturbações da saúde mental na vida das crianças e adolescentes, o “Crescer a Brincar” é um programa de promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos de risco para crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A prevenção primária, objetivo do nosso programa educativo, é a única forma de prevenir, para isso temos disponível um conjunto de manuais em formato de banda desenhada, com autocolantes, jogos e atividades, que ao longo dos quatro anos do 1º ciclo do Ensino Básico, pretendem promover competências sócio-emocionais e ajudar as crianças a “aprenderem a serem felizes”. Ao mesmo tempo são trabalhadas estratégias que previnem a indisciplina, a delinquência, o insucesso escolar, a toxicodependência, entre outros.

Graças a este modelo de intervenção e aos resultados conseguidos, o “Crescer a Brincar” tem sido reconhecido internacionalmente: faz parte da Base de Dados dos melhores programas de Prevenção da Europa (EDDRA – Observatório Europeu da Droga); foi finalista do prémio internacional da Mentor Foundation, presidido pela rainha da Suécia, das melhores práticas preventivas; a avaliação de resultados foi publicada pela Universidade de Oxford  (“Evaluation of a manual-based programme for the promotion of social and emotional skills in elementar school children: results from a 4-year study in PortugalHealth Promotion International, Vol. 25 No. 3. Oxford University Press”).

Este ano letivo, o “Crescer a Brincar” continua a percorrer o país. A Associação Prevenir, em parceria com as entidades locais, estará a implementar o programa com cerca de 1800 crianças, de 69 turmas, de 29 escolas de Cascais, Lagoa, Lisboa, Oeiras e Sintra.

Temos a certeza que este será mais um ano com excelentes resultados.

Associação Prevenir – A mudar comportamentos desde 2002!

No Comments

Post a Comment